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quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Serviço Social na escola

Entender o real valor da educação na formação de cidadãos, juntamente com a realidade educacional do Brasil, é algo de suma importância para o desenvolvimento de uma nova perspectiva de processos educativos incentivadores de uma prática pedagógica inovadora. Sendo assim a inserção do Serviço Social nas instituições de ensino é uma questão que precisa estar em evidência, pois as possibilidades e demandas existentes para a mediação deste profissional é irrefutável por conta do processo de modificação econômico, político e principalmente cultural que passam os indivíduos.

É preciso identificar a escola como ferramenta fundamental para a construção de uma nova identidade educacional, não só no âmbito escolar mas também no âmbito social, é através das instituições de ensino que será possível transformar a realidade de exclusão a qual pertencemos, a realidade da autonomia dos cidadãos de direitos.

Tendo em vista que o profissional de Serviço Social tem em seu caráter profissional a prática instrutiva, embasada na orientação, incentivo a reflexões e provocações para discussões, tem-se assim evidenciado, as inúmeras contribuições que este profissional pode estar efetuando no meio educacional.

Sendo assim, a inserção do Assistente Social nas escolas, irá complementar o quadro funcional da instituição, tendo como foco, a interação entre escola-familia-comunidade, trabalhando com os profissionais já inseridos na área educacional abrangendo a visão da importância educacional na vida dos alunos, e ainda com esses profissionais analisar e discutir melhorias de condições de trabalho, interação entre educação e demais políticas públicas disponíveis e principalmente incentivar e colaborar com a inserção, estabilidade , progresso e êxito do aluno na instituição de ensino.

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