Navegue a Vontade!

Navegue a Vontade!

Pesquisar este blog

domingo, 3 de outubro de 2010

Valores do Serviço Social



O Projeto Etico Politico da nossa Profissão prega valores aos quais nunca deveremos nos disvincular.



 


Sendo eles,


1 - A Liberdade:
 
Reconhece a liberdade como valor central, concebida historicamente como possibilidade de escolha entre alternativas concretas. Deste modo, a liberdade surge associada à autonomia, à emancipação e desenvolvimento dos sujeitos entendidos como actores providos de vontade.
 
“O projecto profissional vincula-se a um projecto societário (ideal) que propõe a construção de uma nova ordem social, sem dominação e/ou exploração de classe, etnia e género” (Netto, 24).
 
2 - A Defesa intransigente dos Direitos Humanos:
 
A equidade e a justiça social, na perspectiva da universalização do acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, a ampliação e a consolidação da cidadania constituem condição para a garantia dos direitos civis, políticos e sociais.
 
3 - A democratização de procedimentos:
 
O projecto reclama-se radicalmente democrático, entendendo-se democratização como a “socialização da participação política e socialização da riqueza socialmente produzida”.
 
4 - Um compromisso com a competência:
 
A competência profissional implica uma formação académica qualificada que viabilize a “análise concreta da realidade social” imprescindível ao desenvolvimento de procedimentos adequados. A auto-formação permanente e o exercício de uma postura investigativa revelam-se fundamentais.
 
É necessário romper com o voluntarismo, com o isolamento profissional e com as falsas interpretações acerca da direcção social do projecto ético-profissional.
 
 
5 - Um compromisso com a qualidade dos serviços prestados:

O projecto profissional radica num compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população, o que implica uma abertura das decisões institucionais à participação dos utentes.
 
No Brasil, o Serviço Social tem-se vindo a afirmar em contextos diversos, e a sua expansão encontra-se legitimada pela crescente massa crítica e redimensionamento da formação, mas sobretudo “à reconquista dos direitos cívicos e sociais que acompanharam a restauração democrática da sociedade brasileira” (Netto, 22).


Esses valores são trechos do artigo SERVIÇO SOCIAL ÉTICA, DEONTOLOGIA
& PROJECTOS PROFISSIONAIS, de Helena Almeida.
Que de forma coerente expressou o quanto nos devemos se impenhar em efetivar o nosso tão belo e poderoso Projeto Etico Politico 

Nenhum comentário:

Postar um comentário